NTE Blumenau

Núcleo de Tecnologias Educacionais de Blumenau

Transformando a educação através da tecnologia

Menu NTE Blumenau

Nesta página, você encontra uma coleção de cadernos com sequências didáticas criativas e projetos inspiradores desenvolvidos por professores de Santa Catarina.

Volume 10 - Formações NTEs

INOVA SC 2024 vol. 10 - Formações NTEs

No ano de 2024 foram publicados nove volumes do Caderno Inova SC, com o objetivo de compartilhar práticas pedagógicas desenvolvidas nos laboratórios Maker e de Tecnologias Educacionais. Desde seu lançamento, já foram publicados 17 volumes do Caderno, resultando num grande repositório de boas práticas na área das tecnologias educacionais. Os NTEs de Blumenau e Chapecó, se uniram, apesar das distâncias, para promover o compartilhamento de conhecimentos entre seus professores.

INOVA SC 2024 vol. 9

INOVA SC 2024 vol. 9

O ano de 2024 chegou ao fim, mas continuamos a nos inspirar com o legado de realizações compartilhadas. Foram mais de 400 mil aulas registradas pelos professores orientadores de Laboratórios Maker e de Tecnologias Educacionais. Atividades incríveis que fortalecem a Cultura Maker e a Cultura Digital entre nossos estudantes e promovem aprendizagens significativas e inovadoras. Este volume 9 está recheado de excelentes exemplos de bons trabalhos, como o trabalho do CEJA de Brusque, que introduziu as discussões sobre Inteligência Artificial de forma bem dinâmica.

INOVA SC 2024 vol. 8

INOVA SC 2024 vol. 8

Ao longo do ano de 2024 publicamos diversas atividades que buscam superar os limites do aprendizado tradicional, promovendo experiências significativas que envolvem os estudantes de maneira ativa e criativa. Este Caderno reúne exemplos inspiradores de como educadores têm transformado suas salas de aula em espaços dinâmicos, conectados e centrados no protagonismo dos estudantes. Entre as muitas práticas exitosas presentes neste volume, destacamos algumas por sua abordagem significativa para os estudantes.

INOVA SC 2024 vol. 7

INOVA SC 2024 vol. 7

Este volume do Caderno Inova SC traz um testemunho da criatividade, inovação e empenho das escolas de Santa Catarina em promover práticas educacionais transformadoras, com o auxílio de tecnologias inovadoras. Ao longo dos diversos volumes, este caderno tem reunido diferentes projetos que refletem a busca constante por soluções criativas e eficazes para os desafios do ensino, mas neste volume um trabalho especial será destacado: o trabalho da EEB Mater Salvatoris, da CRE de Videira.

INOVA SC 2024 vol. 6

INOVA SC 2024 vol. 6

Neste mês, vamos nos utilizar do trabalho de uma regional como forma de evidenciar essas conexões no estado inteiro. A CRE de Blumenau organizou um encontro com os professores orientadores, NTE e Setor de Tecnologias Educacionais da SED em um momento de troca de experiências. Nesse dia, a “decoração” do ambiente retratava imageticamente esta rede e as conexões representadas nessa parede com as iniciais dos professores da regional de Blumenau formam uma imagem impressionante.

INOVA SC 2024 vol. 5

INOVA SC 2024 vol. 5

É com grande satisfação que apresentamos mais um volume desta publicação. Este quinto volume de 2024 é mais uma mostra da capacidade de inovação dos professores e estudantes catarinenses, um reconhecimento das boas práticas que acontecem em todas as nossas escolas. Falando em reconhecimento, deixa-nos muito felizes quando este vem de fora dos muros da escola e da rede estadual, como é o caso da EEB Jonas R. Coelho Neves, sobre o qual o programa Balanço Geral de Blumenau fez uma reportagem, destacando o trabalho dos professores que levaram os estudantes por uma viagem pelo Sistema Solar.

INOVA SC 2024 vol. 4

INOVA SC 2024 vol. 4

É com grande alegria e orgulho que compartilhamos este quarto volume de 2024 do Caderno Inova SC, recheado com trabalhos excelentes que merecem ser vistos e compartilhados. Primeiro, gostaríamos de mencionar o trabalho da EEB José Clemente Pereira, da CRE de Ibirama, pois é uma amostra das possibilidades que o Laboratório Maker proporciona para as escolas. Os materiais do laboratório não são apenas para os estudantes utilizarem para construir seus trabalhos, mas os próprios professores podem se utilizar desses recursos para construir materiais pedagógicos diversos, como o exemplo dessa escola que produziu vértices na impressora 3D que possibiltaram uma aula prática que contribuiu muito para o entendimento dos sólidos geométricos em estudo.

INOVA SC 2024 vol. 3

INOVA SC 2024 vol. 3

É incrível como esta publicação mensal já está na rotina de nossos trabalhos. Às vezes até perdemos a noção da grandiosidade desse material. São tantos trabalhos exitosos, com diferentes abordagens, em diferentes contextos, porém com uma característica em comum: realizados pelos nossos professores da rede estadual, com atuação importante do Laboratório de Tecnologias Educacionais ou Laboratório Maker. No entanto, não só professores e equipes da Secretaria estão envolvidos nesse processo, mas também as Coordenadorias Regionais de Educação, em especial os NTEs, que se destacam na missão de orientar e promover o uso das tecnologias educacionais para aprimorar o processo de ensino e aprendizagem.

INOVA SC 2024 vol. 2

INOVA SC 2024 vol. 2

É com grande alegria que lançamos o volume 2 do caderno de sequências didáticas de 2024, Inova SC. Esta edição demonstra que as sequências estão sempre evoluindo. A cultura maker e tecnológica se faz cada vez mais presente em nossas escolas, evidenciando a importância pedagógica dos laboratórios de Tecnologias Educacionais e Maker, inclusive na adaptabilidade do currículo, onde as aulas não presenciais são uma realidade em nosso Estado. Um exemplo de sequência que utilizou as aulas presenciais e não presenciais para a atividade acontecer ocorreu na EEB José Clemente Pereira, pertencente à CRE de Criciúma, que utilizou os recursos do laboratório de Tecnologias Educacionais na condução dos estudos.

INOVA SC 2024 vol. 1

INOVA SC 2024 vol. 1

Uma palavra-chave representa este caderno: continuidade. Em 2023, estávamos iniciando os trabalhos com os laboratórios maker e retomando os laboratórios de informática, reconfigurados como laboratórios de tecnologias educacionais. O ano de 2024 deve ser o momento de consolidação dos dois espaços e suas propostas. No entanto, não somente os espaços se mantêm, mas também toda a rede de compartilhamento criada no ano anterior. Em destaque, esta publicação mensal: o Caderno Inova SC. No ano passado, foram 8 volumes com centenas de roteiros pedagógicos de professores orientadores de todas as regionais do estado.

INOVA SC 2023 vol. 8

INOVA SC 2023 vol. 8

É com grande orgulho que apresentamos o oitavo e último volume para o ano de 2023 do caderno de sequência didática dos Laboratórios Makers e Tecnologias Educacionais Inova SC. Este caderno representa não apenas uma coleção de atividades feitas, mas sim um legado de aprendizado, que culminam em um processo de criatividade e descobertas que marcaram nosso percurso neste ano. Ao longo de 2023, um dos desafios presentes para os professores foi em trabalhar de forma interdisciplinar. Desafio esse vencido pelas professoras Sônia e Beatriz da EEF Dr José de Patta da CRE de Criciúma. Integrando os componentes de Língua portuguesa, Matemática, Ensino Religioso e História.

INOVA SC 2023 vol. 7

INOVA SC 2023 vol. 7

É com grande satisfação que apresentamos o volume 7 do Caderno Inova SC. Esta penúltima publicação de 2023 traz trabalhos de praticamente todas as regiões do estado, evidenciando que o trabalho com as tecnologias está presente de sul a norte a oeste, desde a fronteira com o Rio Grande do Sul em Araranguá, até Regionais com fronteiras com o Paraná e Argentina. Este Caderno é uma das iniciativas para criar e fomentar uma Rede de Compartilhamento e Colaboração entre os professores orientadores de laboratórios. Um exemplo da efetivação desta rede pode ser observado no trabalho da EEB Profa Marta Tavares, da CRE de São Bento do Sul.

INOVA SC 2023 vol. 6

INOVA SC 2023 vol. 6

É com imensa alegria que apresentamos o lançamento do sexto volume do Caderno Inova SC, em que se destacam os excelentes trabalhos concebidos pelos professores em escolas por todo o Estado, realizados nos Laboratórios Maker e Tecnologias Educacionais da rede estadual de ensino de Santa Catarina. Como foi observado nos volumes anteriores do Caderno, os profissionais envolvidos dedicaram-se para elaborar estratégias didáticas inovadoras, fomentando a cultura maker e a aplicação de tecnologias educacionais nos currículos, buscando redefinir as práticas escolares convencionais.

INOVA SC 2023 vol. 5

INOVA SC 2023 vol. 5

Devemos começar com uma história que evidencia um dos objetivos deste caderno: seu potencial de compartilhamento entre escolas. Em uma das viagens de acompanhamento da Coordenação de Tecnologias Educacionais, a equipe da COTED visitou o Laboratório Maker da EEB Letícia Possamai, município de Pouso Redondo, Coordenadoria Regional de Taió. Lá, o professor orientador Charles Baasch explicou que a atividade que os estudantes estavam realizando era baseada em uma sequência pedagógica publicada no Caderno Inova SC. Aliás, o professor mostrou que tinha, como parte do acervo do laboratório, versões impressas de todos os Cadernos Inova SC já lançados.

INOVA SC 2023 vol. 4

INOVA SC 2023 vol. 4

Este quarto volume do Caderno Inova SC evidencia os avanços nos trabalhos nos Laboratórios Maker e de Tecnologias Educacionais. Neste volume, é possível desfrutar de uma variedade gigantesca de trabalhos, contemplando as 4 áreas do conhecimento da BNCC, além de componentes eletivos, projeto de vida, trilhas de aprofundamento e outros. No caso do Laboratório Maker, é gratificante acompanhar e compartilhar atividades de sucesso que contribuam para o entendimento do espaço como um ambiente de criatividade e possibilidades. São diversos objetos do conhecimento sendo estudados nestes espaços, com a utilização de diferentes materiais e recursos disponíveis.

INOVA SC 2023 vol. 3

INOVA SC 2023 vol. 3

É com grande alegria que apresentamos o terceiro volume do Caderno de Sequências Didáticas dos Laboratórios Maker e de Tecnologias Educacionais da rede de estadual de ensino de Santa Catarina, o Caderno Inova SC, cujo objetivo é apresentar diversas possibilidades didáticas, construídas nas escolas de todo o Estado pelos professores orientadores de laboratório, que são profissionais dedicados a desenvolver estratégias didáticas em seus ambientes de atuação, promovendo a cultura maker e as tecnologias educacionais em suas escolas, nos currículos dos componentes curriculares e entre elas, através de ações de integração curricular, visando construir uma alternativa às tradicionais práticas escolares.

INOVA SC 2023 vol. 2

INOVA SC 2023 vol. 2

É com grande orgulho que apresentamos a segunda edição do Caderno de Sequências Didáticas dos Laboratórios Maker e de Tecnologias Educacionais da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, o Caderno Inova SC. Este produto é fruto do trabalho de muitos profissionais. Primeiramente, é essencial destacar as equipes dos Núcleos de Tecnologias Educacionais, que tiveram a missão de incentivar o envio das Sequências Didáticas e fazer a curadoria dos melhores trabalhos a serem compartilhados. Além disso, é primordial parabenizar o trabalho dos professores, que não só buscam aprimorar suas aulas com o uso de tecnologias educacionais, mas também disponibilizaram de seu tempo para compartilhar seus belos trabalhos para que inspirem outros professores nessa caminhada.

INOVA SC 2023 vol. 1

INOVA SC 2023 vol. 1

É com grande alegria que apresentamos a primeira edição do Caderno de Sequências Didáticas dos Laboratórios Maker e de Tecnologias Educacionais da rede de estadual de ensino de Santa Catarina. Fruto das atividades desenvolvidas nos ambientes, este caderno apresenta diversas possibilidades didáticas, construídas nas escolas de todo o Estado pelos professores orientadores de laboratório, que são profissionais dedicados a desenvolver estratégias didáticas em seus ambientes de atuação, promovendo a cultura maker e as tecnologias educacionais em suas escolas, nos currículos das disciplinas e entre elas, através de ações de integração curricular, visando construir uma alternativa às tradicionais práticas escolares.