Transformando a educação através da tecnologia
Os Cadernos de Sequências Didáticas dos Laboratórios Maker e de Tecnologias Educacionais da rede de estadual de ensino de Santa Catarina são frutos das atividades desenvolvidas nos ambientes educacionais. Este caderno apresenta diversas possibilidades didáticas, construídas nas escolas de todo o Estado pelos professores orientadores de laboratório, que são profissionais dedicados a desenvolver estratégias didáticas em seus ambientes de atuação, promovendo a cultura maker e as tecnologias educacionais em suas escolas.
A Secretaria de Estado da Educação, por meio da Diretoria de Ensino (DIEN), disponibiliza o Repositório de Orientações para organização e funcionamento das unidades escolares de Educação Básica e Profissional da rede pública estadual de ensino de Santa Catarina. Essas orientações ancoram-se na legislação vigente da Educação Básica e Profissional, federal e estadual, bem como nos pressupostos teórico-metodológicos da Proposta Curricular de Santa Catarina, do Currículo Base do Território Catarinense e da Base Nacional Comum Curricular.
É com grande entusiasmo que compartilhamos um marco histórico e importantíssimo para a Educação de Santa Catarina: a implementação da Educação Híbrida em nosso estado. Este avanço, respaldado pela Lei Federal No 13.415/17 e pela Resolução No 3/2018 do Conselho Nacional de Educação, representa uma evolução construída ao longo dos anos, alinhada com as mudanças nas práticas pedagógicas, nos avanços tecnológicos e nas demandas sociais contemporâneas. A Educação Híbrida em Santa Catarina não surge como uma mudança repentina, mas como um passo consciente em direção a uma abordagem mais adaptada ao século XXI.
Este guia tem como objetivo te auxiliar neste novo momento da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina: a implementação da Educação Híbrida, que é a união de momentos presenciais e não presenciais nos estudos do Ensino Médio. Essa implementação veio como uma resposta à escuta realizada no ano de 2023, quanto à oferta do Novo Ensino Médio. Assim, espera-se que os novos modelos curriculares atendam às necessidades de escolas, famílias e estudantes, assim como ofereça uma abordagem alinhada com os desafios e possibilidades do século XXI.
Este caderno foi concebido e organizado a partir do trabalho coletivo dos professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina, ocorrido em 11 (onze) polos de formação, promovidos pela SED/SC, entre os meses de agosto e dezembro de 2023, envolvendo professores formadores e cursistas. Este é um trabalho produzido a muitas mãos. O objetivo principal é subsidiar todos os profissionais de educação, especialmente os professores de Língua Portuguesa e Matemática da Rede Estadual de Ensino.
É com grande satisfação que apresentamos este portfólio, que apresenta um pequeno recorte da participação ativa dos professores dos laboratórios de tecnologias educacionais e laboratórios maker nas atividades realizadas no Dia da Família nas Escolas. Este evento, que visa fortalecer os laços entre a comunidade escolar e as famílias, foi enriquecido pela criatividade e inovação trazidas por nossos educadores. Com oficinas, demonstrações interativas, projetos colaborativos e diversas outras ações.
É com imensa satisfação que apresentamos a você a compilação de artigos sobre as Trilhas de Aprofundamento no Currículo do Novo Ensino Médio do Território Catarinense, como forma de disponibilizar à Rede os aprendizados, ao final do Curso de Formação: Trilhas de Aprofundamento no Currículo de Santa Catarina, tendo em vista a quantidade e a qualidade das reflexões e conhecimentos abordados, no referido Curso de Formação.
O Novo Ensino Médio (NEM) tem, em sua essência, o propósito de trazer o estudante e seus interesses para o centro do processo educativo, garantindo que as unidades escolares se constituam como espaços de cidadania, capazes de colocar em prática uma educação “voltada para a compreensão da realidade social e dos direitos e responsabilidades em relação à vida pessoal, coletiva e ambiental” (BRASIL, 1997, p. 15).
Este caderno é o resultado da Formação de Multiplicadores Regionais para a Implantação dos Laboratórios Maker nas escolas de Ensino Médio da rede estadual de Ensino de Santa Catarina. A proposta é que estes ambientes sejam núcleos práticos onde os professores possam encontrar recursos para suas atividades mão-na-massa, tornando atrativas suas propostas e ampliando o leque de possibilidades para o ensino dos diversos componentes curriculares do Novo Ensino Médio em Santa Catarina.
O "Caderno de Orientações para Implantação do Laboratório do Curso de Magistério" da Rede Estadual de Ensino de Santa Catarina é um guia técnico detalhado que estabelece as diretrizes e especificações necessárias para a criação e organização de laboratórios destinados ao curso de Magistério nas escolas estaduais. O documento aborda aspectos fundamentais relacionados à infraestrutura, equipamentos, mobiliário e normas de segurança, garantindo um ambiente adequado para a formação de professores.
O "Caderno de Orientações para Implantação do Laboratório de Matemática e suas Tecnologias" é um guia completo que estabelece padrões rigorosos para a criação de laboratórios especializados em matemática na rede estadual de ensino de Santa Catarina. Ele aborda desde aspectos técnicos de infraestrutura e mobiliário até a seleção de equipamentos tecnológicos e materiais pedagógicos, garantindo um ambiente seguro, funcional e propício ao desenvolvimento de habilidades matemáticas.
O "Caderno de Orientações para Implantação do Laboratório de Ciências Humanas e suas Tecnologias" é um guia que define padrões para criar laboratórios especializados em Ciências Humanas nas escolas estaduais de Santa Catarina. Apresenta requisitos de infraestrutura, mobiliário funcional (mesas modulares, cadeiras ergonômicas), equipamentos tecnológicos (computadores, projetores interativos) e materiais pedagógicos específicos (mapas, globos, recursos inclusivos).
O "Caderno de Orientações para Implantação do Laboratório Integrado de Ciências da Natureza e suas Tecnologias" é um guia técnico que define padrões para a criação de laboratórios especializados em Ciências da Natureza nas escolas estaduais de Santa Catarina. O documento detalha os requisitos de infraestrutura, mobiliário, equipamentos tecnológicos e materiais pedagógicos necessários para garantir um ambiente seguro, funcional e adequado ao ensino de disciplinas como Biologia, Química e Física.
O "Caderno de Orientações para Implantação do Laboratório de Educação Maker" é um guia que estabelece os padrões para a criação de laboratórios voltados à metodologia maker nas escolas estaduais de Santa Catarina. O documento apresenta diretrizes sobre infraestrutura, mobiliário, equipamentos tecnológicos e materiais pedagógicos, garantindo um ambiente criativo, seguro e funcional para o desenvolvimento de projetos práticos e inovadores.
O "Caderno de Orientações para Implantação dos Laboratórios de Informática" é um guia que estabelece os padrões para a criação e organização de laboratórios de informática nas escolas estaduais de Santa Catarina. O documento detalha os requisitos técnicos para infraestrutura, mobiliário, equipamentos e recursos tecnológicos, garantindo um ambiente adequado para o ensino e a utilização de tecnologias digitais.
O "Caderno de Orientações para Implementação do Novo Ensino Médio" é um guia elaborado pela Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina que detalha as diretrizes para a implantação do Novo Ensino Médio nas escolas estaduais. O documento aborda a organização curricular, carga horária, itinerários formativos e a integração entre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os componentes curriculares obrigatórios e eletivos.
A XVI FECITEC, mais uma vez, demonstrou o incrível potencial de nossos estudantes e a força da educação científica em Santa Catarina. Tivemos a oportunidade de apreciar projetos inovadores, criativos e que demonstram a paixão pela pesquisa e pelo conhecimento dos nossos jovens. A participação de escolas de todas as regiões do estado enriqueceram ainda mais o evento, proporcionando um ambiente de troca de experiências e aprendizado mútuo.